sábado, 4 de agosto de 2018

As atrações do Fantástico em 1973

Hoje, dia 05 de agosto, o Show da Vida completa 45 anos, com direito a uma edição especial comemorativa (a qual, provavelmente, terá no máximo 2 minutos de imagens de arquivo) e uma nova abertura (sem a magia hansdonnerista de outrora).

Olhe bem, preste atenção...

Para comemorar a efeméride, nada melhor que trazermos até aqui as atrações de Fantástico, o Show da Vida em seu ano-um, 1973. A fonte, desta vez, é o Diário de Pernambuco, também via Hemeroteca Digital Brasileira.
Textos redigidos conforme escritos no original, portanto, há erros de escrita.


05/08/1973 - A TV Globo lança, hoje, este programa, apresentado por Cid Moreira e Sérgio Chapellein (do "Jornal Nacional"), com a participação - alternada - de Chico Anísio, Marília Pêra, Sandra Bréa, Cidinha Campos, Antônio Marcos e Vanusa.

12/08/1973 - Finalmente hoje, estréia este novo programa da linha de shows da Tv Globo, com duas horas de duração. "Fantástico, o Show da Vida" destaca, essencialmente, jornalismo e o show. Hoje, Cidinha Campos nos Estados Unidos, mostra seres humanos congelados à espera da oportunidade de voltar a viver, e visita, em Los Angeles, Sérgio Mendes. Um depoimento de Marília Péra, a reconstituição dos mais significativos momentos da vida de Marylin Monroe, a apresentação de músicas profanas das igrejas, com Antônio Marcos e Vanusa e o noticiário de domingo - completam o programa. Com Cid Moreira, Sérgio Chapellein, Chico Anísio, e Sandra Bréa.

19/08/1973 - Hoje, Cidinha Campos, nos Estados Unidos, mostra omo se pode obter a visão através da eletrônica. Ibrahim Sued entrevista o médico Jorge Resende sobre o programa da esterílidade, e aborda assuntos como o parto, a gravidez e o nascimento. Em música, "Fantástico" apresenta hoje uma pesquisa sobre o surgimento dos Beatles e sua consagração. O telefone também é assunto hoje. Maria Alcina canta "Alô, Alô" e Djalma Dias interpreta "Pelo Telefone", primeiro samba gravado no Brasil. Com Sérgio Chapellein, Cid Moreira, Chico Anísio, Sandra Bréa, entre outros.

26/08/1973 - Hoje, em "Fantástico", os reis internacionais do trapézio, a "Spill Band", a volta dos bonecos músicos de Bremmen, uma entrevista de Ibrahim Sued com Jorginho Guinie, a loteria esportiva, os destaques do dia, com Cid Moreira e Sérgio Chapellin, o humor de Chico Anísio e Raul Solnado.

02/09/1973 - Hoje, Cidinha Campos, diretamente dos Estados Unidos, entrevista a Dra. Aslan, médica que operou e, na opinião da Globo, "tornou quinze anos mais jovens" Juan Peron, Marlene Dietrich, Kirk Douglas, entre outros. E mais: Marília Pêra e o "Último Tango", Chico Anísio com suas piadas, a loteria esportiva, o noticiário do dia, com Cid Moreira e Sérgio Chapellin e Rovald, equilibrista francês.

09/09/1973 - Hoje, Cidinha Campos, em reportagem no Museu do Vaticano, mostra a múmia de uma mulher grávida. Com a participação de Miéle, José Augusto Branco e Sandra Bréa, "Fantástico" relembra Greta Barbo. O mímico inglês Soungers, uma homenagem ao primeiro aniversário da morte de Dalva de Oliveira, uma entrevista com o grupo "Os Novos Baianos", a conversa de Ibrahim Sued (...) com Marta Rocha, os resultados da loteria, os gols do Campeonato Nacional, e as piadas de Chico Anísio completam o programa.

16/09/1973 - Hoje, o ballet de Jean Carlos Berardi representa personagens de histórias em quadrinhos, como Popeye e a Família Marvel. Antonio Carlos e Vanusa cantam canções do Ceará; Taiguara dá o recado; Ibrahim Sued entrevista Tereza de Souza Campos; o conjunto "Secos e Molhados" mostra seu surrealismo e Cidinha Campos, direto de Londres, mostra a casa de Sherlock Holmes. Além disso, Cid Moreira e Sérgio Chapellin dão as notícias do dia e Chico Anísio conta suas piadas.

23/09/1973 - Homenagem a Pixinguinha com Cláudia interpretando a composição "Lamento" que tem letra de Vinícius, Sandra Bréa e José Augusto Branco reviverão os maiores sucessos de Maurice Chevalier. Atração internacional - Tony Bennet. Vanderlei Cardoso estará revivendo a época das valsas. Erasmo Carlos e Juan Carlo Berardi mostrarão a sua "Cachaça Mecânica". Ivan Lins e Ibrahim Sued entrevistarão uma artista paulista. Chico Anísio dará seu recado com seu amigo "Azambuja". Por fim a presença da Zebinha e as notícias do dia.

30/09/1973 - Cidinha Campos estará entrevistando a primeira mulher candidata a presidente da República, Flor Rojas Pinilha, da Colômbia. Marília Pêra com um texto de Nelson Mota baseado num trabalho de Albert Camus e músicas de Chico Buarque. Ibrahim Sued, Elza Soares, Jorge Ben e Cid Moreira são algumas das outras figuras presentes. A direção é de Augusto Cesar Vanucci e Maurício Sherman.

07/10/1973 - Noel Rosa, a Vila do seu tempo e a Vila Babel de Hoje, com Wanderley Cardoso. O pistonista Formiga e uma reportagem especial. O famoso artista de circo Mark Wilson, Igebi, os gêmeos do Candomblé, Cosme e Damião, com ballet Ilustrativo. Ibrahil Sued entrevista, Marília canta, Chan-Cnace come tudo, e Cidinha comanda dos Estados Unidos entrevista dr. Delgado, acerca de controle remoto das reações de macacos e gatos.

14/10/1973 - Hoje, com a participação de Glória Meneses, Cláudia, Tim Maia, Raul Seixas, Wilson Simonal, Sandra Bréa, ballet de Carlos Berardi. De Nova York, o repórter Hélio Costa mostra como um paralítico pode escrever com o rosto e Cidinha Campos entrevista os Hare-krisna, seguidores de uma seita oriental. O mágico Mark Wilson e o conjunto Bee Gees são os nomes internacionais. Além disso, as notícias do dia, os gols do Campeonato Nacional, a loteria esportiva.

21/10/1973 - Carlos Leite homenageia Carlitos e Pituca e Milton Carneiro, o Gordo e o Magro, num tributo a Lumiere, inventor do cinematógrafo. Eliana Pittman e o ballet de Juan Carlos Berardi revivem os sucesso de Al Johnson, o Quinteto ternura relembra o 14-Bis e Santos Dumont e Baden Poweel executa ao violão, obras de Bach. De Los Angeles, Cidinha Campos mostra um robô utilizado por estudantes, com capacidade de respirar, pulsar o coração, piscar os olhos e até morrer.

28/10/1973 - Hoje, um retrospecto da música nas últimas cinco décadas, com a participação de Ed Maciel e sua Banda (homenagem á época das bandas, 1934), David Gordon (a música romântica, 1944), The Golden Boys (aos Beatles, 1964). Marília Pera e Juca de Oliveira interpretam poemas de Drummond, Cidinha entrevista uma japonesa especializada em acumpultura. Afora isso, o resultado da loteria, as notícias do dia, reportagens especiais.

04/11/1973 - Hoje, "pela primeira vez na televisão", segundo a Tv Globo, O "Moto Perpétuo", de Paganini, com 50 violinos. Antônio Marcos, Vanusa e Miriam Muller, revivem sucessos da Broadway. Marília Pera fala sobre dietas alimentares. Mark Wilson e filho apresentam números de mágica. Nora Ney recorda sucessos de Antônio Maria. Madame Satã conta sua época na Lapa. Nos EUA, Cidinha entrevista um astrônomo do observatório Monte Palomar sobre o cometa Kchoutek, que em dezembro cobrirá o sol e somente reaparecerá daqui a cinco mil anos. Afora isso, entrevistas, com Ibrahim Sued; humor, com Chico Anísio; as notícias do dia, os resultados da Loteria Esportiva.

Nos dias 11, 18 e 25/11/1973, foi utilizado o seguinte texto genérico no jornal: "Em video tape ou ao vivo, música, reportagens, entrevistas, coberturas internacionais, com Cidinha Campos, o noticiário do dia, os resultados da Loteria Esportiva, humor e informação."

02/12/1973 - Marília Pera lembra Joana D'Arc; Gilberto Gil canta suas músicas; Sá Guarabira e o Grupo "O Terço" lembram a época de Zepellin; Vanusa e Antônio Marcos encenam um quadro do musical "Hair"; Stevie Wonder se apresenta direto de Los Angeles; Chico Anísio conta histórias e Cidinha Campos entrevista a Menininha do Gantois. Os resultados da loteria, música e as notícias do dia completas o programa dehoje.

Nos dias 09 e 16/12/1973, foi utilizado o seguinte texto genérico no jornal: "Sempre um contato humano enfocando a própria vida em seus múltiplos aspectos. Apresentação de artistas numa festa de confraternização."

23/12/1973 - Carlos Gardel e seus tangos, Maria Fernanda e Cláudia, numa homenagem a Cecília Meireles. Enid Suaer e seu ballet moderno. Cidinha Campos entrevista Mané Garrincha, em sua despedida do futebol. Ibrahim Sued e o multimilionário da Loteria Esportiva. A decisão sobre a vida e a morte. Chico Anísio e a Zebrinha, além dos gols do Campeonato Nacional.

30/12/1973 - A cantora e compositora Tuca, a cantora norte-americana Spanky Wilson e Edy Star estarão neste "Fantástico, o Show da Vida", além de Carl Anderson, Marília Pera e Antônio Marcos. Na Casa de Rui Barbosa, o Quinteto Villa-Lobos. Uma exibição do Coral de Abelardo Guimarães. Chico Anísio e mais uma do Azambuja e Cidinha Campos, numa reportagem sobre surdo-mudos, além de Sérgio Chapellin e Cid Moreira, com os assuntos do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário